quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A vida mau começou eo feto ja passa por obstáculos

Um feto com apenas 23 semanas foi submetido a uma cirurgia no coração ainda dento do útero da mãe.A cirurgia foi realizada no Hospital Infantil de Boston, em Massachusetts, EUA, e demorou apenas 20 minutos.

Segundo o cardiologista responsável pela operação, Stanton Perry, a cirurgia teve resultados tão excepcionais que não será necessária nenhuma outra intervenção após o nascimento. E se não efectuada a operação, o bebé nasceria com um ventrículo, em vez de dois.O jornal New York Times informou que, entre 1989 e 1997, apenas dois bebés sobreviveram a uma operação semelhante, mas tiveram que ser submetidos a uma segunda cirurgia depois do nascimento. Apenas um deles sobreviveu a longo prazo.


A equipa de médicos fez a cirurgia sobre uma válvula do coração do feto para tratar uma infecção.A rara operação permitiu evitar o surgimento de uma síndrome que afecta o ventrículo e que costuma ser fatal.


Acredito ser muito dificil fazer uma ciruugia desse porte,pois o feto se mexe muito dentro do útero e seu coraçãozinho é do tamanho de uma uva,mas ainda bem que existe a medicina para nos ajudar.

O feto se desenvolve a cada semana no útero da mãe

Com apenas 4 semanas de desenvolvimento, o embrião ainda mede apenas um centímetro e ainda não apresenta nenhum dos traços propriamente humanos. Fica flutuando no chamado líquido amniótico, que o protege.

Com 8 semanas, o embrião está medindo cerca de 4 centímetros e pesa mais ou menos 4 gramas. Nessa fase, uma aparência humana já está sendo definida, mas a cabeça é do mesmo tamanho do resto do corpo e fica flexionado sobre o tórax. Os braços e pernas já começam a ser diferenciados, o que não ocorre ainda com os órgãos genitais.

Na 12º semana, a placenta já está perfeitamente constituída e já se percebe o incipiente cordão umbilical. Netsa fase o feto tem a pele avermelhada e transparente, as pálpebras são coladas e o bebê apresenta dedos nas mãos e nos pés, ainda sem unhas.Com 16 semanas, a diferença entre os órgãos genitais já é suficiente para permitir diagnosticar o sexo. Além disso, percebemos os primeiros movimentos que ele faz.

Na quadragésima semana, o feto está medindo aproximadamente 50 centímetros de altura e pesa 3,5 quilos,aguardando a hora certa de seu nascimento.

A vida é um espetáculo que nunca acaba!Antes mesmo da gente nascer ja tem acontecido varias mudança!É como se fosse uma metamorfose constante.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Vida do bebê dentro do útero materno

Quando o bebê esta dentro do útero materno, ele vive uma série de experiências sensoriais e remotas, além de compartilhar todos os sentimentos e emoções da mãe.Todas as sensações que a mãe sente são passados para o bebê através da liberação de hormônios no sangue materno.Ao realizar os exames a mãe poder saber como esta a saúde e o processo de desenvolvimento do seu bebê, até os movimentos de sucção e deglutição podem ser observados quando o feto engole líquido amniótico.

Durante os nove meses, a respiração ocorre através do cordão umbilical. Somente depois do nascimento com o primeiro choro, é que o bebê tem uma respiração efetivada.Os olhos do bebê ficam fechados até os quatro meses por isso, quando nascem, o bebê tem apenas cinco por cento da visão total.

Pouco mais tarde é que o bebê tem o paladar mais aguçado.Só à partir da quarta semana de gestação, que aparece a sua língua,nesse período feto só recebe oxigênio e alimentos pelo cordão umbilical, que é diretamente ligado à placenta,então sua percepção e paladar ainda não estão definidos, pois ele somente consegue distinguir o líquido que sai da placenta, o Amniótico.

Alguns testes já foram realizados com recém nascidos, e foi comprovado que eles conseguem perceber algumas diferenças entre; doce, amargo, ácido e salgado.
Durante uma vida dentro do útero a audição é o sentido que mais se desenvolve. Até mesmo antes de seu rosto estar totalmente formado, o feto já pode estar escutando. O bebê acostuma ouvir os ruídos que vem de dentro do organismo da mãe, os sons de movimentos cardíacos e barulhos do líquido uterino quando ele nada.Este som se propaga através da água e do meio sólido da barriga da mãe até chegar ao feto um som um pouco mais grave do que o som normal.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cigarros!Muito Perigoso na Gestação


Apesar dos avisos de que fumar cigarros é perigoso para o feto, mais de 25% das mulheres continuam a fumar durante a gestação. O cigarro é capaz de provocar alterações importantes no bebê e na gestante. Dentre elas, o cigarro pode fazer com que o bebê nasça com baixo peso ,retarde o crescimento do bebê dentro do útero.


Sem falar que a gestação pode durar menos que o esperado,que o bebê possa nascer morto , o bebê pode morrer pouco depois de nascer, a gestante pode ter também um aborto espontâneo por causa do cigarro, pode ocorrer ruptura da bolsa amniótica antes do esperado e o bebê nascer prematuro.Enfim por esse e varios outros motivo é que é perigoso a gestante fumar.


O cigarro tem cerca de 4700 substancias tóxicas que podem atravessar a placenta.Um dos efeitos mais importantes é a vasoconstrição dos vasos uterinos, reduzindo assim a perfusão do espaço interviloso, com a conseqüente redução da disponibilidade de oxigênio para o feto.

Passo a passo do desenvovimento do bebê no útero materno



10 semanas

A partir da décima semana começam a amadurecer as conexões entre os músculos e o sistema nervoso periférico, pelo que os movimentos começam a ser cada vez mais frequentes. Também aparecem os reflexos de abertura e fecho da boca e das mãos.


Na semana 11 começa a funcionar o aparelho digestivo.Na semana 12, o sistema nervoso amadurece de tal maneira que o feto já realiza movimentos de respiração e sucção, e começa a beber líquido amniótico. Completou-se totalmente a formação dos órgãos e dos sistemas, e de agora para a frente apenas amadurecerão.


Quarto mês

Durante o quarto mês observa-se a maior velocidade de crescimento. A maior parte do crescimento produz-se no corpo e nos membros, mas não na cabeça, pelo que as características se assemelham cada vez mais às de um recém-nascido.


o esqueleto passa a ser de ossos em vez de cartilagens, completa-se o sistema reprodutor das meninas, e os movimentos são cada vez mais intensos, a tal ponto que a mamãe começa a percebê-los. Além disso, o bebê começa a engolir e a excretar líquido amniótico, o que significa que se inicia o ciclo fetal líquido, ou seja, a participação do feto na formação do líquido amniótico.


Quinto mês

no quinto mês ja está tão bem formado que pode-se pensar que ja sobrevive fora do útero materno.No entanto, os pulmões ainda não se encontram suficientemente prontos para poder respirar. Além disso, o sistema digestivo não pode ainda receber alimentos e o bebê não é capaz de regular a sua temperatura, provavelmente por falta suficiente de gordura para guardar o calor.


Neste momento se formam as sobrancelhas, o cabelo da cabeça e o lanugo um pêlo muito suave e fino que rodeia toda a superfície corporal. Este lanugo serve para conservar o calor e é possível visualizar os movimentos ocularesdo bebê.


Sexto mês

Neste momento, o bebé está vermelho, fraco e enrugado, devido ao fato do sistema capilar se encontrar em pleno desenvolvimento e à falta de tecido gordo. O peso aumenta de 400 à 800 gramas.Os alvéolos começam a formar o surfatante, uma substância que permite as trocas gasosas ao respirar.


O crescimento dos alvéolos evolui até quase aos 8 ou 9 anos de vida.Isso é um exemplo que o desenvolvimento de um individuo não termina no nascimento.Os buraquinhos do nariz abri-se e o feto mantém os seus movimentos respiratórios.


Sétimo mês

Neste período os olhos di bebê se abrem e podem perceber a luz. O bebé já pode ouvir, cheirar, degustar e tem atitudes reflexas perante o tato e os estímulos. O pêlo que cobria todo o corpo, agora só se encontra na cabeça, nas costas e nos ombros. Além disso, também está presente, em forma de lanugo, no líquido amniótico.Nos meninos, os testículos descem do abdómen para o escroto.


Oitavo e Nono mês

Durante o oitavo mês o bebé cresce muito pouco em peso e em altura. No entanto, a gordura já cobre a maior parte do corpo. O nono mês crescimento continua , sobretudo nos membros superiores e inferiores.A pele já é branca, as unhas cresceram e o lanugo desapareceu.


Como vimos os primeiros meses de vida de um individuo é um constante desenvolvimento continuo,em que o meio externo tem profundas implicações em todo esse desenvolvimento.

Dentro do Útero os bebês ja sabem seu idioma


Um estudo recente feito pelos pesquisadores da Universidade de Wuerzburg,na Alemanha, identificou que o bebê emite sons no idioma da mãe assim que começa a assimilar a língua.

Eles revelam que o bebê começa a desenvolver a linguagem baseando-se no que acontece à sua volta três meses antes de nascer.Além disso, afirmam que os recém-nascidos não são capazes somente de reproduzir tons quando choram, mas também sons típicos do idioma que ouviam quando ainda estavam no útero materno.

De acordo com Kathleen Wermke, pesquisadora responsável pelo estudo analisou o choro de 60 bebês sendo que 30 deles pertenciam a famílias alemãs e 30 eram de famílias francesas houveram sim distinções claras entre os idiomas das crianças: as francesas choravam em tom ascendente e as alemãs, em tom descendente, diferenças bem características entre os dois idiomas.

É impressionante os bebês começam uma vida antes mesmo do que a gente imagina.